A Saúde Mental dos Profissionais da Saúde

A Saúde Mental dos Profissionais da Saúde

O avanço constante da medicina ao redor do mundo, em especial em tempos de pandemia, é fruto da atuação diligente dos profissionais da saúde – que dedicam suas vidas a zelar pela saúde de seus pacientes.

Entretanto, ao pensar nesses profissionais como os heróis que combatem um inimigo invisível, não raro nos esquecemos que os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assim como todo o ser humano, também estão suscetíveis aos males que acometem a saúde mental. Os médicos em especial, desde a graduação, são expostos a diversos fatores de estresse, tais como a sobrecarga horária, a privação do sono, o comportamento idealizado e o contato frequente com a morte. Partindo da soma desses fatores, um artigo publicado pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mencionou que a taxa de suicídio na população médica é superior à da população geral.

Diante disso, a saúde mental destes profissionais merece atenção.

Em especial neste período pandêmico, em que médicos e médicas dão suas vidas na linha de frente do combate à COVID-19, ressalta-se a importância de oferecer auxílio também àqueles que nem sempre aparentam precisar – afinal, toda a capacidade técnica dos profissionais da saúde, infelizmente, não lhes torna imunes aos conflitos emocionais.

A equipe do Montanha, Alcântara aproveita a oportunidade para prestar sua homenagem a todos os profissionais da medicina, que tanto se dedicam à promoção da saúde de seus pacientes, alertando-os para a necessidade da manutenção do seu próprio bem estar social e psíquico.

 

1. Suicídio entre médicos e estudantes de medicina, por A.M.A.S. Meleiro. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301998000200012.

Compartilhe