Hoje, 17 de outubro, celebramos o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Neste dia especial, o Montanha, Alcântara se une à reflexão sobre a trajetória histórica das cooperativas de crédito, suas conquistas e o impacto positivo que geram nas vidas de seus cooperados ao redor do mundo.
As cooperativas de crédito vão muito além de oferecer acesso a serviços financeiros, promovem inclusão, igualdade e um crescimento econômico, colocando as pessoas em primeiro lugar.
Você sabia que, havendo apenas herdeiros legítimos facultativos, o autor da herança pode escolher quem será o seu sucessor?
O artigo 1.829 do Código Civil trata dos herdeiros legítimos, sendo eles os descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro, e colaterais até o 4º grau.
Os herdeiros legítimos podem ser necessários (art. 1.845 do Código Civil) ou facultativos.
Os herdeiros legítimos necessários são os descendentes, ascendentes e cônjuge/companheiro.
Hoje, celebramos o Dia Mundial do Dentista!
Profissionais fundamentais na promoção da saúde e do bem-estar da sociedade. Sua dedicação e compromisso vão além do tratamento de problemas dentários; desempenham um papel crucial na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O escritório Montanha Alcântara apoia e reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde neste Outubro Rosa. Prevenir é a melhor forma de se cuidar. Faça exames regularmente e faça parte desse movimento de conscientização! A informação pode ajudar e salvar vidas. Saiba mais sobre os direitos da pessoa com câncer. Conheça seus direitos. Acesse:https://amigasdamama.org.br/leis_direitos.html
A relação entre a medicina e a indústria farmacêutica e de produtos médicos foi recentemente delimitada pela Resolução CFM nº 2.386/2024, que estabelece diretrizes sobre os vínculos dos médicos com indústrias de insumos e equipamentos de saúde, visando garantir a ética e a transparência nas práticas médicas.
Hoje celebramos o Sistema Único de Saúde. O SUS é mais do que um sistema de saúde; é um símbolo de igualdade, acesso e dignidade para todos.
O SUS garante que cada cidadão tenha o direito ao cuidado e à saúde desde o seu nascimento até a terceira idade. Através dele, milhões de vidas são salvas e doenças são prevenidas.
Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Escritório Montanha Alcântara reforça a importância de falar sobre saúde mental. Cuidar de si e do outro pode salvar vidas.
Ligue 188 - Centro de Valorização da Vida - Disponível 24 horas.
No atual cenário da saúde, médicos profissionais liberais enfrentam desafios significativos em suas práticas, especialmente no que diz respeito à negociação com hospitais e operadoras de saúde, bem como à precificação de seus serviços. Este artigo tem como objetivo apresentar orientações jurídicas que podem auxiliar esses profissionais a navegarem por essas questões de forma mais eficaz.
A medicina defensiva surgiu como uma resposta dos profissionais médicos para minimizar as chances de enfrentar processos judiciais. Com o fácil acesso à informação na internet, é comum que os pacientes cheguem às consultas com um diagnóstico amador em mente, sugestões de exames e até mesmo de medicamentos, criando uma falsa expectativa de que o médico corroborará com as informações de sua pesquisa.
Em resposta à judicialização da medicina, a medicina defensiva leva o médico a ver todos os pacientes como possíveis oponentes ou litigantes em um processo judicial. Com isso em mente, o médico passa a exercer a medicina de maneira cautelosa e receosa.
Neste dia especial, expressamos nossas mais sinceras homenagens aos cardiologistas, profissionais cuja dedicação e expertise são vitais para a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas. A cardiologia é mais do que uma especialidade médica; é uma arte que exige sensibilidade, empatia e um profundo entendimento do funcionamento não apenas do coração, mas do ser humano como um todo. Cada batimento cardíaco revela uma história de vida, e é através do olhar atento e da escuta cuidadosa desses especialistas que é possível cuidar do que frequentemente passa despercebido.
Hoje, celebramos não apenas a habilidade técnica, mas também a humanidade que esses profissionais trazem para a medicina. O cuidado com que atendem seus pacientes, e a força que transmitem em momentos de vulnerabilidade, são aspectos que tocam profundamente todos que têm o privilégio de receber os seus cuidados.