Inteligência Emocional e sua aplicação no ambiente de Trabalho

Inteligência Emocional e sua aplicação no ambiente de Trabalho

A inteligência emocional é um estudo desenvolvido dentro da psicologia que nos auxilia a aperfeiçoar nossas emoções e ações, pois muitos têm dificuldades em processar e lidar com a pressão do dia a dia.

A aplicação da inteligência emocional permite que os indivíduos administrem suas emoções a fim de alcançar seus objetivos, bem como contribui para o desenvolvimento de habilidades para tornar as pessoas mais conscientes de suas ações e sentimentos, de modo a desempenhar um trabalho eficaz e saudável.

São os principais pilares da Inteligência Emocional:

· Conhecer suas emoções

· Controlar suas emoções

· Desenvolver a Automotivação

· Desenvolvera Empatia

· Desenvolver o Relacionamento Interpessoal

 

1. Conheça suas emoções: O primeiro passo é identificar e gerenciar suas emoções, ou seja, conhecer a si mesmo. Entenda o que te deixa confortável e o que te tira da zona de equilíbrio emocional;

2. Controle suas emoções: O controle emocional nos auxilia a agir de forma cautelosa e não impulsiva. Quando sentir um impulso emocional, ao invés de agir, reflita sobre o que sente e como deseja prosseguir para alcançar um resultado efetivo;

3. Desenvolver a Automotivação: Contribui para o seu desenvolvimento interpessoal e profissional;

4. Desenvolver Empatia: Colocar-se no lugar do outro de forma consciente e no intuito de nos tornamos mais compreensíveis.

5. Desenvolver o Relacionamento Interpessoal: É o equilíbrio encontrado entre a empatia, a automotivação e emoções, que permite a desempenho diário através da comunicação não violenta e contribui para o desenvolvimento de um ambiente agradável.

O Escritório Montanha, Alcântara & Advogados Associados aplicou este estudo nos projetos desenvolvidos internamente, como Planejamento Estratégico, Projeto Burilar e Feedback 360º, complementando-o com o método de Soft Skills, o qual define habilidades comportamentais e competências que podemos explorar por cada membro da equipe.

Com essa metodologia, a equipe do Escritório Montanha, Alcântara alcançou resultados significativos, sendo verificada a redução dos níveis de ansiedade, a manutenção de relacionamentos mais saudáveis, maior senso de comprometimento com tarefas e obrigações, assim como com desenvolvimento pessoal, foco em soluções, aumento da produtividade e melhor administração do tempo.

Por fim, é perceptível que os benefícios da inteligência emocional agregam de forma positiva o ambiente organizacional da empresa, o que resultará em funcionários mais motivados e produtivos, tanto de forma pessoal quanto profissional.

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