
Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
Desde 2003, por iniciativa da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) – em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH) – celebra-se, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Sabendo que vivemos um período extraordinário, que nos impõe desafios cotidianos, questionamos o Dr. Saint-Clair Bahls, especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), acerca dos reflexos que a pandemia e o isolamento social podem surtir na saúde mental de cada um.
Afirmou o Dr. Bahls que é consenso entre as entidades de classe e entre os profissionais que trabalham com saúde mental que a pandemia e seus reflexos negativos estão afetando o bem estar psicológico das pessoas. Segundo ele, a preocupação recorrente com os riscos de contaminação mantém o cérebro em constante estado de alerta, o que produz uma condição estressante crônica e favorece o desequilíbrio nas emoções e no funcionamento mental. Por ter notado o aumento no número de consultas psiquiátricas nesse contexto, o Dr. Bahls recomendou que, individualmente, nos preocupemos em engajar comportamentos saudáveis e, coletivamente, apoiemos ações de facilitação do acesso ao atendimento psiquiátrico.
Além de responsabilidade do Poder Público, o combate ao suicídio é um dever da coletividade. Centro de Valorização da Vida (CVV): disque 188, para atendimento voluntário e gratuito sob total sigilo. Os atendimentos são realizados, também, via e-mail ou presencialmente. Mais informações em: https://www.cvv.org.br/.