Você se cuida?

Você se cuida?

Você se cuida?

Essa pergunta simples pode fazer toda a diferença quando se trata de saúde e bem-estar, especialmente para as mulheres. A prevenção é uma das principais armas na luta contra diversas doenças.

A mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres. Recomenda-se que mulheres acima de 40 anos realizem o exame regularmente. Já para mulheres com menos de 40 anos, recomenda-se a ultrassonografia de mama. Tais exames são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O exame preventivo do câncer de colo de útero, popularmente conhecido como Papanicolau, é indicado para todas as mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual. Exames relacionados à saúde reprodutiva também são oferecidos de forma gratuita, como o exame Beta HCG para confirmar a gestação e os pré-natais.

Está incluso nesta lista o exame de ultrassonografia pélvica, indicado em casos de queixas ginecológicas como dor pélvica, menstruações irregulares ou para monitoramento de condições como cistos ovarianos.

Indicado para mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco, a colonoscopia é um exame utilizado para detectar precocemente o câncer colorretal e outras condições do cólon intestinal, como pólipos, que podem evoluir para câncer.

Com o objetivo de avaliar a densidade dos ossos e diagnosticar condições como osteoporose, que se torna mais comum em mulheres após a menopausa, o exame de densitometria óssea também é fornecido gratuitamente pelo SUS.

Em mulheres com tecido mamário denso, o teste de densidade mamária, como a mamografia 3D ou tomossíntese mamária, pode ser recomendado para uma avaliação mais precisa do tecido mamário e a detecção de possíveis anormalidades.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma série de exames preventivos aos quais as mulheres têm direito, sendo os principais os citados acima. Apesar dos avanços na saúde pública no Brasil, muitas mulheres ainda não têm conhecimento sobre os exames preventivos a elas oferecidos pelo SUS. Tal questão pode levar à perda de oportunidades para a detecção precoce de doenças graves. O acesso a esses serviços pelo SUS garante cuidados de saúde para todas, independentemente da condição socioeconômica.

Compartilhe