Dia Nacional da Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

Dia Nacional da Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial

Você sabia que o dia 26 de abril foi escolhido para promover, a nível nacional, a prevenção e o enfrentamento à hipertensão arterial?

Embora sejam conhecidos os riscos que a “pressão alta” cause à população hipertensa, a possibilidade de combinar a hipertensão à infecção pela COVID-19 trouxe ainda mais preocupação quanto às consequências do descuido com o nível da pressão arterial.

É nesse sentido que o estudo publicado na revista “Hypertension”, da Associação Americana do Coração, é capaz de trazer esperança: a partir da análise dos quadros clínicos de 2 milhões de hipertensos, foi possível concluir que o tratamento da hipertensão com uma determinada classe medicamentosa (os “IECAs”: inibidores da enzima de conversão da angiotensina) proporciona a diminuição da hiperinflamação causada pela infecção pela COVID-19, apresentando, também, melhor resposta antiviral das células. O mesmo tratamento à hipertensão pode resultar, ainda, na redução de 26% no risco de hospitalização por COVID-19 e de 34% no risco de intubação ou morte.

Os resultados desse estudo tornam-se ainda mais satisfatórios quando combinados à informação de que os IECAs são comumente utilizados no Brasil para combater a hipertensão – trazendo contentamento e perspectiva aos 75 milhões de brasileiros hipertensos.

Compartilhe