
Dia Mundial de Saúde
No último ano, o conceito de “saúde” foi posto em xeque. Infelizmente, não é possível falar em saúde, atualmente, sem fazer remissão à maneira que a pandemia de COVID-19 vem atingindo a humanidade desde março de 2020: definida pela OMS como um estado de bem-estar físico, mental e social, para além da ausência de enfermidades, pode-se afirmar que a saúde de todos foi afetada nos últimos meses, em pelo menos um de seus aspectos.
Assim, talvez essa seja a oportunidade de repensar a saúde como algo que nos una. Sabendo que ninguém passou ileso pelas turbulências causadas pelo coronavírus – pessoal, profissional ou socialmente –, é hora de encarar a fragilidade e a resiliência humanas como elementos que nos tornam iguais, e nos incentivam a lutar pelo objetivo comum que é sair da situação de pandemia.
É com essa mensagem que o Montanha, Alcântara celebra o Dia Mundial da Saúde: com votos de esperança para uma nova era, em que a saúde pública seja melhor planejada e priorizada pelos governos do que foi até agora. Aproveitamos a data para reiterar nossa admiração aos profissionais da saúde, e convidar todos a demonstrarem apoio a estes profissionais através do uso correto das máscaras, respeito às medidas de higiene, ao distanciamento social e incentivo às campanhas de vacinação.