
Avanços Tecnológicos na Telemedicina
Nas ruas da China, é comum que existam cabines de atendimento médico instantâneo e realizado à distância, disponíveis para o uso da população. Embora essa ideia pareça ainda muito distante da realidade brasileira, algumas empresas catarinenses (conveniadas ao plano de saúde desenvolver da tecnologia) já providenciaram a instalação de cápsulas como essas, para atender seus colaboradores de forma mais fácil e rápida.
Trata-se de uma cabine, dentro da qual há um tablet disponível para o colaborador inserir seus dados. Adiante, através de um programa de comando de voz, a tecnologia dessa cápsula orienta o funcionário a auferir sua temperatura, pressão, altura, peso, dentre outras informações importantes para a consulta médica. Todos esses dados integrarão um relatório que fará parte do prontuário médico do paciente, viabilizando o próximo passo do procedimento, que é a teleconsulta por um profissional médico.
A grande vantagem desse sistema computacional de atendimento médico é viabilizar as consultas, de forma mais ágil, aos trabalhadores cuja função não permite o trabalho em home office. Assim, ao passo em que impõem o trabalho presencial, as empresas que se valem dessa tecnologia podem oportunizar aos seus funcionários assistência médica rápida e de qualidade.